top of page

Bixiga
Buscando transpor barreiras físicas de São Paulo, o projeto propõe reconectar o eixo da São Domingos, existente antes da imposição da via elevada. Por meio de uma passarela entre a rua São Domingos, e a sua continuidade, agora Luis Porrio, cria-se um ambiente para que o pedestre possa retomar a fruição desse espaço. Uma transposição direita também é feita com o eixo viário que passa abaixo do viaduto, a 6.5 metros abaixo da Rua São Domingos. Por meio de um complexo de patamares e escadas, ambientes de estar e circular são estimulados abaixo da via elevada.
Liberdade
O foco estabelecido da intervenção no perímetro do morro da Liberdade se apresenta principalmente na articulação das cotas que se perderam. Durante os esforços de levantamentos das situações pré-Arco, tornou-se nítida a maneira enfática e sistemática pela qual a topografia do bairro foi escavada e demolida. Assim, compreendeu-se que as visuais que exprimiam as tônicas das dinâmicas entre corpo social e território eram de suma importância para que fosse possível tensionar as relações de apagamento geradas pela Ligação Leste-Oeste.
Glicério
A partir da leitura das memórias e características atuais ligadas ao recorte especifico do bairro do Glicério - que faz parte da rede sistemática de apagamentos compreendida por este trabalho - o projeto propõe rememorar as dinâmicas de lazer perdidas onde antes residia o parque de diversões Shangai.
bottom of page