top of page

 memorial

bixiga_axo_R01.jpg

A rua São Domingos está na história da cidade de São Paulo há tempos, conectando o miolo ao extremo do bairro do Bixiga, sua dinâmica interna sempre esteve relacionada ao comércio local e a moradias unifamiliares. O bairro do Bixiga -parte do complexo de territórios de apagamento que este trabalho propõe -  resiste através de muito esforço e de modo assíduo às relações urbanas que a maior metrópole do país tenta estabelecer. Resiste através de suas construções, de seus moradores, de sua cultura e de sua memória.

Certas fissuras criadas no bairro, pela imposição de um modelo urbano incongruente com a dinâmica pré-estabelecida, deixaram fragmentos de bairro à deriva, desconexos de suas práticas e situações culturais. Os remanescentes de quadras, gerados pela imposição do viaduto fora no eixo viário existente, geraram vazios urbanos, atribuídos como não-lugares dentro da lógica de cidade estabelecida.

Dentro desse sistema de interrupções e não direito ao espaço, o projeto se configura buscando restabelecer dinâmicas sociais apagadas. Novas situações serão vivenciadas nesse espaço afim trazer à tona características importantes do bairro.  O projeto reconecta o eixo da São Domingos, existente antes da imposição da via elevada. Por meio de uma transposição física entre a rua São Domingos, e a sua continuidade, agora 

Luis Porrio, cria-se um ambiente para que o pedestre possa retomar a fruição desse espaço. A transposição direita também é feita com a Rua João Passalaqua, eixo viário que passa abaixo do viaduto, a 6.5 metros abaixo da rua São Domingos. Por meio de um complexo de patamares e escadas, ambientes de estar e circular são estimulados abaixo da via elevada. Um espaço livre, um pouco abaixo em relação ao nível da rua, estabelece um espaço possibilitador de diversas atividades em grupo, como feiras, apresentações, encontros, espetáculos, que catalisem a vivência e permanência no espaço público, de modo democrático e comunitário. 

situação atual

ET_BIXIGA_TRANSVERSAL_SITUAÇÃO ATUAL.p

corte transversal

ET_BIXIGA_LONGITUDINAL_SITUAÇÃO ATUAL.

corte longitudinal

intervenção

ET_BIXIGA_PLANTA_COMPLETA_200 (1).png

planta de implantação

ET_BIXIGA_PLANTA_769_200 (1).png

planta_ cota 769

ET_BIXIGA_PLANTA_765_200.png

planta_ cota 765

cortes

ET_BIXIGA_TRANSVERSAL_200 (1).png

corte_AA

ET_BIXIGA_CORTE_LONGITUDINAL_200 (1).png

corte_BB

ET_BIXIGA_VISTA_200 (1).png

corte longitudinal

corte longitudinal 1:50

ET_BIXIGA_CORTE_LONGITUDINAL_50 (1).png
bottom of page